Análise do comportamento dos consumidores em relação aos anúncios patrocinados no Instagram

  • Igor Caldas Carnavos Universidade Santa Úrsula (USU)
  • Mariana Marinho da Costa Lima Peixoto UFMG e Universidade Santa Úrsula (USU)
  • Yana Torres de Magalhães Universidade Santa Úrsula (USU)
  • Carlos Alberto Gonçalves UFMG

Resumo

Desde sua criação até os dias atuais o Instagram passou por diversas mudanças e uma delas foi o aplicativo ter deixadode ser apenas uma simples rede social de postagens de fotos e vídeos para se transformar em uma poderosa ferramenta para ações de marketing, o que vem sendo percebido pelos consumidores e usuários. Dito isto, o objetivo geral do presente estudo é analisar o comportamento dos consumidores ao se depararem com anúncios patrocinados no Instagram sobre os segmentos de petshop, esportivo e loja de departamento. Para isso, foi realizado um experimento por meio de um survey com consumidores usuários do Instagram. cujos anúncios patrocinados foram considerados os tratamentos dos grupos para identificar quais as prováveis ações que os consumidores realizam após verem um anúncio patrocinado no Instagram. A amostra totalizou 241 participantes que foram aleatoriamente designados para um dos três grupos de tratamento. Os dados foram analisados por meio de testes ANOVA e teste Exato de Fisher e análise exploratória dos dados das escalas Likert, o que permitiu inferir que as possíveis ações realizadas pelos consumidores podem estar diretamente relacionadas aos tratamentos dados em cada um dos grupos por meio dos anúncios em função do conteúdo de cada um deles.

Referências

Caro, A. (2010). Comportamentodo consumidor e a compra on-line: uma análise multicultural. 2010. Tese (Doutorado em Administração). Universidade de São Paulo. Disponível em:
Carvalho, G. S., & Coronel, D. A. (2018). Pesquisa em marketing digital: uma análise bibliométrica. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, 8, 19-30. Disponível em:
Cavendish, A. A. (2013). A Passarela virtual: uma análise do aplicativo Instagram como plataforma de construção de moda. 2013. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Universidade de Brasília. Disponível em:
Chaykowski, K. (2017). Instagram Hits 1 Million Advertisers, Fueled By Small Businesses. Forbes. Disponível em:
Ebit | Nielsen. (2021). Webshoppers. 43. Disponível em:
FGV. (2021). Brasil tem dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV. Portal FGV. Disponível em:
Ferreira, A. C. et al. (2017). A pesquisa sobre redes sociais e comportamento do consumidor no Brasil. Revista Gestão & Tecnologia, 17, 186-213. Disponível em:
Francalanci, C., & Hussain, A. (2015). A Visual Analysis of Social Influencers and Influence in the Tourism Domain. Information and Communication Technologies in Tourism, 19-32, Disponível em:
Freitas, H. et al. (2000). O método de pesquisa survey. Revista de Administração, 35, 105-112.
Gil, A. C. (1989). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas S.A.
Instagram, 2021. Disponível em:
IAB Brasil. (2014). Brasil Conectado – Hábitos de consumo de mídia. Disponível em:
Kelman, H. (1961). Process of opinion change. The Bobbs--Merril Reprint Series in The Social Sciences, 25, 58-78.
Kotler, P., & Armstrong, G. (2014). Princípios de marketing. São Paulo: Pearson.
Kotler, P. (2007). Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo:Pearson.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. São Paulo: Pearson.
Lemes, L. B., & Ghisleni, T. S. (2013). Marketing Digital: uma estratégia de relacionamento de marca. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em:
Martucci, M. (2021). A pandemia fez o e-commerce decolar. Ainda há fôlego para mais? Exame. Disponível em:
Macêdo, I. L. N. (2016). O Instagram como ferramenta de consumo de moda: Uma análise do papel das líderes de opinião para o comportamento de compra das 90 International Journal of Business & Marketing (IJBMKT), São Paulo, v. 7, n. 1, 2022, 78–91
Análise do comportamento dos consumidores em relação aos anúncios patrocinados no Instagram adolescentes. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal e Pernambuco. Disponível em:
Martins, B. I., Albuquerque, L. C. E., & Neves, M. (2018). Instagram Insights: Ferramenta de Análise de Resultados como Nova Estratégia de Marketing Digital. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Juazeiro. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Bahia. Disponível em:
Nicola, T. (2019). Você está atento a essa métrica do Instagram? Tuti Nicola. Disponível em:
Pereira, C. S. G. (2017). Digital influencers e o comportamento dos seguidores no Instagram: um estudo exploratório. Dissertação (Mestrado em Marketing Digital). Institudo Superior de Contabilidade e Administraçãodo Porto. Disponível em:
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale.
Recuero, R. C. (2004). Teoria das Redes Sociais na Internet. In: Encontro dos Núcleos de Pesquisa da XXVII Intercom, Porto Alegre. Núcleo de Pesquisa de Tecnologias da Comunicação e Informação. Rio Grande do Sul.
Disponível em:
Recuero, R. C. (2014). Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. In: Verso e Reverso. Disponível em:
Ritter, M. N., They, N., & Konzen, E. (2019). Introdução ao software estatístico R. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em:
Souza, K. (2020). A cada segundo, 14 pessoas começam a usar uma rede social pela 1ª vez. Exame. Disponível em:
Seltman, H. (2018). Experimental Design and Analysis. Disponível em:
Souza, P. B. M. (2018). O marketing digital sob a perspectiva das mídias sociais como fonte de informação para decisão de compra no varejo de moda feminina. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade FUMEC. Disponível em:
Silva, A. C. R. (2017). Os determinantes da inteção de compra dos consumidores através do Instagram. Dissertação (Mestrado em Publicidade e Marketing). Instituto Politécnico de Lisboa, Disponível em:
Stone, M. (2014). The new (and ever-evolving) direct and digital marketing ecosystem. Journal of Direct and Digital Marketing Practice, 16, 71-74. Disponível em:
Torres, C. (2009). A bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec.
Turchi, S. R. (2012). Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. São Paulo: Atlas.
Vaz, C. A. (2008). Google Marketing. São Paulo: Novatec.
Vergara, S. C. (2006). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.
Vitorino, C. B. (2018). Avaliação da eficiência de anúncios no Instagram: um experimento no depósito da Lingerie. Trabalho Aplicado (Mestrado em Gestão para a Competitividade). Fundação Getúlio Vargas. Disponível em:
Publicado
2022-06-30
Como Citar
CARNAVOS, Igor Caldas et al. Análise do comportamento dos consumidores em relação aos anúncios patrocinados no Instagram. International Journal of Business Marketing, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 78-91, jun. 2022. ISSN 2447-7451. Disponível em: <http://www.ijbmkt.org/index.php/ijbmkt/article/view/209>. Acesso em: 26 set. 2022.
Seção
Artigos